(51) 08000-5161
05 de Maio de 2020

Cuidando da grama: o principal revestimento dos nossos jardins

A grama do vizinho é sempre mais verde? Cuidar de um gramado para deixá-lo com aspecto impecável requer muita atenção do dono. Embora não existam medidas certas para conter o avanço de ervas daninhas, evitar o esgotamento hídrico das plantas, ou saber qual é a hora de aparar o jardim, seguir algumas dicas gerais pode te ajudar a ter um gramado tão verde quanto o do quintal do morador ao lado.

Lembramos sempre a você de que entrar em contato com um profissional da área é sempre a melhor maneira de cuidar do seu jardim.

 

» Irrigação

O consenso indica que os melhores horários para irrigar são aqueles em que o Sol não está tão forte - pela manhã ou ao final do dia. Além de economizar água, já que a evaporação será minimizada, essa medida evita a queima das folhas. 

A regra geral é sempre irrigar o gramado antes que o solo fique completamente seco (quando as marcas de pegadas começam a deixar a grama amassada). Folhas amareladas podem indicar estresse hídrico (desidratação) e consequente morte das plantas. Prefira molhar o seu gramado em intervalos maiores, mas mantendo uma rotina constante, do que irrigá-lo toda hora, o que ajuda o seu jardim a manter-se forte também em tempos de estiagem.

Suportes para Mangueira

 

» Corte

Dependendo da espécie de grama que você utiliza, a média de tamanho para realizar o corte pode mudar. Grama batatais tem a altura limite de 5cm; São-Carlos, Esmeralda, Santo-agostinho e Grama-azul, 3cm; Grama-coreana e Bermudas (as de campos de futebol), 2cm.

A regra geral é cortar a grama sempre que a mesma ultrapassar a altura limite. Procure não aparar o seu gramado após a chuva, já que isso pode deixar o corte irregular. Não é recomendado o corte muito frequente do gramado para evitar o esgotamento de nutrientes das plantas. 

Ao utilizar máquinas e equipamentos rotativos orbitais, tenha em mente que as lâminas de corte devem estar afiadas, já que, além do aspecto visualmente desagradável, lâminas cegas podem ajudar no aparecimento de doenças e pragas no gramado. Para lugares onde a roçadeira ou o cortador de grama não cobrem, o aparo manual é recomendado.

Tesoura para Grama

Lâminas para Roçadeira

 

» Manutenção

Após o corte, os resíduos das plantas devem ser varridos do terreno para evitar uma possível falta de ventilação do solo. Na hora de fertilizar o seu solo, o ideal é utilizar compostos orgânicos naturais, adubos e substratos livres de sementes, especialmente no início da primavera e no final do verão.

A dica para eliminar ervas daninhas é evitar ao máximo a utilização de tratamentos químicos. Como existem inúmeras intrusas que podem atingir o seu gramado, o ideal é identificar qual é a espécie da erva para utilizar o melhor tratamento. 

Como já mencionamos anteriormente, busque sempre o auxílio e o conhecimento de um profissional da área para que o seu jardim fique cada dia mais bonito e saudável.

Vassouras para Jardim